1 INTRODUÇÃO
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Medeiros Fernandes apresenta a Proposta Político-Pedagógica Parcial, contemplando a Educação de Jovens e Adultos, cuja oferta teve início no primeiro semestre do ano letivo de 2011.
Essa oferta deve-se a considerável demanda constatada na comunidade onde a Escola está inserida de alunos maiores de quinze anos em encontram em defasagem idade série ou que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos.
Através deste instrumento a Escola demonstra o seu compromisso educacional e social com sua clientela e a comunidade na qual está inserida. Desta forma, compartilha princípios de responsabilidade, num contexto de flexibilidade teórico-metodológica de ações pedagógicas, em que o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do processo educacional revelem qualidade, tendo como referenciais o pleno conhecimento da realidade, do contexto sócio cultural dos alunos, bem como as relações com a comunidade, recursos, integração e comprometimento dos profissionais da educação para a efetiva realização desta proposta.
2 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Estabelecimento de Ensino: Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Medeiros Fernandes
Entidade Mantenedora: Prefeitura Municipal de Capão da Canoa
Endereço: Rua Honório da Silva Germano, 972 – Bairro São Jorge - Capão da Canoa / RS
Horários de Funcionamento: Noite: 19h às 23h
Telefones: (051) 3625-3149 e (051) 3625-4422
Direção: Cristiane Tietbohl Hoffmann
Vice- direção: Lurdes Rodrigues
3 PRINCÍPIOS NORTEADORES
Conforme legislação vigente, a Educação de Jovens e Adultos tem como finalidade atender e a alunos que se situam na faixa etária superior à considerada adequada, cabendo aos sistemas de ensino viabilizar a oferta desses cursos num modelo educacional de qualidade, com um currículo variado e flexível a suas necessidades, orientado para a formação de cidadãos democráticos, sujeitos de sua ação, valendo-se de educadores que tenham formação permanente para respaldar a qualidade de sua atuação.
4 OBJETIVOS
4.1 Objetivo Geral
Proporcionar ao aluno da EJA a apropriação dos conhecimentos socialmente elaborados para o exercício da cidadania, o fortalecimento de sua identidade e seu desenvolvimento cognitivo, oportunizando ambientes de construção dos seus conhecimentos e do desenvolvimento de suas inteligências, com suas múltiplas competências.
4.2 Objetivos do Ensino Fundamental- Educação de Jovens e Adultos
· Assegurar o direito à escolarização de qualidade, garantindo igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola.
· Favorecer ao aluno maior compreensão do mundo e melhor atuação na realidade em que vive através do domínio de instrumentos básicos da cultura letrada e do desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático.
· Oportunizar a apropriação dos conhecimentos científicos e históricos, assim como da produção literária e artística, reconhecendo-os como patrimônios culturais.
· Promover a aprendizagem voltada para a formação integral do aluno, com base na valorização da diversidade cultural, no respeito às diferenças e no desenvolvimento dos valores de justiça, solidariedade e tolerância.
· Considerar as características do alunado, seu ritmo de aprendizagem, seus interesses, condições de vida e de trabalho na implementação de currículos flexíveis e diversificados.
· Fortalecer a autonomia pessoal com responsabilidade, aperfeiçoando a convivência em diferentes espaços sociais, melhorando suas condições de desempenho no mercado de trabalho.
· Criar condições para o desenvolvimento pessoal e social, o fortalecimento da autoestima e a valorização da democracia, através de atividades que primem pela coletividade e pelo exercício da cidadania.
5 TEMAS TRANSVERSAIS
Os temas transversais (Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Orientação Sexual e Temas Locais, ECA e Educação para o Trânsito) deverão permear todos os conteúdos da Base Nacional Comum.
Será oportunizado aos alunos o contato com as tecnologias de informação e comunicação, através do uso do computador e da internet como suporte para os componentes curriculares do curso.
6 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
Na EJA o Ensino Fundamental é constituído por dois ciclos compostos por duas etapas. Os ciclos podem ter início no primeiro ou no segundo semestre do ano, de acordo com a demanda de alunos. Cada etapa tem duração de um ano e corresponde a dois anos do Ensino Fundamental na modalidade regular de Ensino. Assim, os alunos tem a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental em quatro anos, num total de 3200 horas presenciais e a distância, conforme quadro abaixo:
Ciclo/ Etapa | Ciclo A Etapa1 | Ciclo A Etapa 2 | Ciclo B Etapa 1 | Ciclo B Etapa 2 |
Dias | 200 | 200 | 200 | 200 |
Carga Horária presencial | 760h | 760h | 760h | 760h |
Carga horária à distância | 40h | 40h | 40h | 40h |
O primeiro ciclo equivale à alfabetização e visa assegurar ao aluno o domínio dos processos de leitura e escrita e das operações matemáticas em seus aspectos fundamentais e corresponde ao período do 1º ao 5º ano do Ensino Regular. Nesse ciclo os conteúdos da Base Nacional são trabalhados de forma globalizada.
O segundo ciclo corresponde à fixação, reforço e ampliação de conteúdos da Base Nacional Comum e Parte Diversificada, iniciados nas etapas anteriores. Ou seja, corresponde a\o período do 6º ao 9º ano do Ensino Regular.
No segundo ciclo, o currículo da Educação de Jovens e Adultos tem como Eixos de Trabalho os Conteúdos da Base Nacional Comum, conforme a grade a seguir:
Disciplina | Carga Horária Semanal | Carga Horária/Anual |
Língua Portuguesa | 04 h | 160 horas |
Educação Física | 02 h | 80 horas |
Ensino Religioso | 01 h | 40 horas |
Artes | 02 h | 80 horas |
Matemática | 04 h | 160 horas |
Ciências | 02 h | 80 horas |
Geografia | 02 h | 80 horas |
História | 02 h | 80 horas |
Espanhol | 01 h | 40 horas |
Total | 20h | 800 horas |
A disciplina de Educação Física é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno que:
· cumpra jornada de trabalho igual ou superior a 6 (seis) horas
· tenha idade superior a 30( trinta) anos
· com prole;
· ao aluno que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado a prática de Educação Física.
Ensino Religioso constitui disciplina dos horários normais da Escola, sendo sua matrícula facultativa ao aluno. Serão oferecidas atividades desenvolvidas por professores com disponibilidade de horário direcionadas à construção de valores e cidadania, ao aluno que não optar pela disciplina de Ensino Religioso. Essas atividades serão no mesmo horário do seu turno de estudo, totalizando 40 horas aulas.
7 METODOLOGIA
A metodologia aplicada neste Projeto, leva em consideração os temas geradores de acordo com as necessidades dos alunos, tendo ligação entre a vida e os saberes sociais dos educandos. Tem o propósito de desenvolver ações que permitam a integração ou reintegração destes alunos, facilitando a continuidade da escolarização.
No caso de alunos com necessidades especiais, a ação pedagógica é voltada para a construção de uma flexibilização curricular baseado, sempre que possível, no laudo expedido por equipe multiprofissional e avaliações feitas por equipe interdisciplinar, para que assim possam ser desenvolvidas atividades adequadas às reais necessidades deste aluno, de acordo com o Regimento Escolar.
8 AVALIAÇÃO
A avaliação é um processo contínuo, sistemático e qualitativo que identifica, acompanha e analisa as ações educativas, levando em consideração os objetivos propostos pelas atividades escolares. Dessa forma, é realizada durante o processo ensino-aprendizagem com a finalidade de:
· diagnosticar as necessidades e o nível de aprendizagem do aluno;
· verificar o desempenho do aluno a partir dos objetivos propostos em cada etapa e/ou disciplina, possibilitando a eficaz intervenção do professor;
· retornar e redimensionar o processo educativo face às propostas educacionais.
No processo de avaliação, será observado o desenvolvimento de competências, habilidades e aspectos cognitivos levando-se em consideração o desenvolvimento integral do aluno. Para isso, serão utilizados diferentes instrumentos, elaborados pelo professor com o auxílio da equipe administrativo-pedagógica aplicados em diversos momentos do processo educativo, permitindo o melhor acompanhamento do desenvolvimento do aluno e possíveis intervenções do professor, bem como subsidiando a expressão sistemática de resultados.
Os resultados da avaliação do rendimento escolar são sistematicamente registrados em um Relatório de Avaliação, arquivado na Secretaria Escolar e encaminhado ao aluno, quando este possuir maioridade, ou a seus pais e responsáveis, quando o aluno for menor ao término de cada semestre.
O Relatório de Avaliação consiste na análise e síntese do desempenho do aluno, seus progressos e dificuldades em relação ao processo de construção do conhecimento e à aquisição dos conteúdos trabalhados em cada semestre da etapa frequentada pelo aluno.
Ao término de cada etapa, constará no Relatório de Avaliação emitido, para fins de registro e publicação, o resultado final obtido pelo aluno, sendo:
· Aprovado para a etapa seguinte;
· Retido na mesma etapa.
Aos alunos retidos na mesma etapa será oportunizada a aplicação de um instrumento de avaliação que contemple conteúdos dos componentes curriculares em que o mesmo não obteve êxito, denominada Avaliação em Terceiro Tempo, na qual obtendo 60%, será considerado apto a freqüentar a próxima etapa do curso. A Avaliação em Terceiro Tempo será aplicada antes do início da próxima etapa do curso, sendo o aluno previamente avisado da data, horário e conteúdos pertinentes a sua aplicação. O não comparecimento do aluno na data e hora marcada para a aplicação da avaliação o considerará retido na etapa anterior. O resultado será expresso através de Relatório de Avaliação – Terceiro Tempo.
A análise realizada pelo professor sobre o processo de aprendizagem do aluno deve ser discutida no Conselho de Classe, a fim de que se possa compreender o desenvolvimento do aluno em uma dimensão mais ampla.
O Conselho de Classe pode decidir sobre a retenção do aluno bem como sobre sua promoção ou avanço, sendo suas decisões soberanas.
9 PLANOS DE ESTUDOS
Os Planos de Estudo da Educação de Jovens e Adultos estão em construção construídos pela comunidade escolar, com base nas diretrizes dos órgãos competentes e aprovados pela Secretaria Municipal de Educação e Conselho Municipal de Educação. Os mesmos devem ser avaliados e sempre que necessário, reorganizados.
Em sua organização constam: organização curricular; disciplinas com seus tempos de abrangência e intensidade; temas transversais (conforme PCN’s), dando-se ênfase ao ensino da cultura afro-brasileira, indígena, do meio ambiente, educação para o trânsito, educação para saúde, turismo e ECA.
A parte diversificada leva em conta as atividades econômicas da região, visando uma melhor qualificação para o mercado de trabalho.
10 FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EJA
Os professores têm encontros mensais com objetivo de formação constante.
Acontecerão encontros de formação com temática direcionada para a EJA, organizados pela escola, podendo ser em parceria com a SME e Instituições afins, nos quais serão realizadas sessões de estudos, elaboração de projetos, troca de experiências e outras atividades formativas.